Os índios

 População: Era consideravelmente homogênea em termos culturais e lingüísticos, na costa. Havia os tupis guaranis (Estendiam-se por toda costa brasileira, conjunto de semelhanças culturais e lingüísticas) e os tupuias (palavra genérica utilizada pelo tupi-guaranis para designar índios que falavam outra língua)

Costumes tupis: Praticavam caça, pesca e agricultura, eram semi- sedentários. Viviam sob uma economia de subsistência, com exceção da troca de mulheres e bens de luxo. Havia uma forte tradição de guerra, que incluía alianças entre grupos e canibalismo ritualístico.

Reação a chegada dos portugueses: A chegada dos portugueses causou medo, respeito e ódio (foram relacionados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs e tidos com homens dotados de poderes especiais). Resultando em alianças e conflitos (não havia uma nação indígena). Poucos grupos conseguiram fugir, os que se submeteram ou foram submetidos sofreram violência cultural, epidemias e morte.

Reação dos portugueses aos índios: Havia muito preconceito em relação ao índio e uma diferenciação de acordo com o grau de resistência apresentado. Em 1570 foi proibida a escravização de indígenas.

About thismaybeme

read the blog :P
This entry was posted in História and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s