Cartografia

Escala

A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D). Isto é:

Projeções cartográficas

A  projeção conforme mais conhecida é a de Mercator.  Neste tipo de projeção os ângulos do mapa são idênticos aos da Terra. As formas também não apresentam distorções mas as áreas são diferentes e é necessário usar várias escalas diferentes. O ponto onde há menos distorção é a Linha do Equador. Quanto mais longe desta linha, maior a distorção.

A Projeção de Peters é a mais conhecida entre as equivalentes e dá mais destaque as áreas do sul.  Neste tipo de projeção as áreas são proporcionais as da Terra, mas pode haver deformações nos ângulos e as formas são diferentes das reais.

Um tipo de projeção eqüidistante é a Azimutal.  Neste tipo de projeção a representação das distâncias é precisa. Ela usa de um ponto qualquer do planeta e mede a distância entre outros lugares e este ponto. É geralmente usada para definir rotas, sejam elas aéreas ou marítimas. Possui distorções nas formas e nas áreas continentais.

A projeção cartográfica mais usada atualmente é a de Robinson. Ela não distorce as formas, mas não preserva nenhuma outra propriedade. É muito comum nos Atlas e mapas escolares.

O globo é uma superfície esférica de pequena escala. O mapa é uma superfície plana de pequena escala. A carta é plana, tem escala de média a grande e é dividida pelos meridianos e paralelos (ex: planta – escala muito grande)

Coordenadas Geográficas

 

 

 

About thismaybeme

read the blog :P
This entry was posted in Geografia and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s