Biomas do Brasil

 

 

Amazônia – É constituída majoritariamente de floresta tropical, é a maior área florestal do mundo, condicionada por um clima equatorial úmido. A Amazônia é formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, campos alagados, várzeas, savanas, refúgios montanhosos e formações pioneiras.

Cerrado – É constituído principalmente por savanas, com duas estações bem distintas. Apresenta fisionomias variadas, indo desde campos limpos desprovidos de vegetação lenhosa a cerradão, uma formação arbórea densa.

Mata atlântica – É constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea. A variabilidade climática ao longo de sua distribuição é grande, indo desde climas temperados super úmidos no extremo sul a tropical úmido e semi-árido no nordeste. O relevo acidentado da zona costeira adiciona ainda mais ariabilidade a este ecossistema. Nos vales geralmente as árvores se desenvolvem muito, formando uma floresta densa. Nas encostas esta floresta é menos densa, devido à freqüente queda de árvores. Nos topos dos morros geralmente aparecem áreas de campos rupestres. No extremo sul a Mata Atlântica gradualmente se mescla com a floresta de Araucárias.

Caatinga – É constituída principalmente por savana, seu interior, o Sertão nordestino, é caracterizado pela ocorrência da vegetação mais rala do semi-árido, a caatinga. As áreas mais elevadas sujeitas a secas menos intensas, localizadas mais próximas do litoral, são chamadas de agreste. A área de transição entre a Caatinga e a Amazônia é conhecida como  Zona dos Cocais. Grande parte do Sertão nordestino sofre alto risco de desertificação devido à degradação da cobertura vegetal e do solo.

Pampa – E constituído principalmente por vegetação campestre. O Bioma caracteriza-se pela grande riqueza de espécies herbáceas.

Pantanal – É constituído principalmente por savana estépica alagada. Este ecossistema é formado por terrenos em grande parte arenosos, cobertos de diferentes fisionomias devido a variedade de micro relevos e regimes de inundação.

About thismaybeme

read the blog :P
This entry was posted in Geografia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s