Respiração

É a troca de gases entre o organismo e o meio, absorvendo  e expelido

 

Respiração orgânica – mecanismo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, bem como seu transporte.

Respiração celular – mecanismo de obtenção de energia pelas células, pela entrada de gases por difusão e mecanismos que a maximizam.

 

Respiração direta – As trocas se processam diretamente entre o sistema respiratório e os tecidos.

Respiração indireta – O sangue transporta os gases entre o sistema respiratório e os tecidos. Os pigmentos respiratórios são mecanismos que permitem maior solubilidade dos gases no sangue para transporte e retenção (ex: hemoglobina).

 

Sistemas respiratórios

Respiração por difusão ou cutânea: Utiliza a superfície do corpo como órgão respiratório. Os animais que utilizam esse mecanismo devem ser dependentes d’água, pois tem a pele permeável, de pequeno porte, a fim de manter uma grande relação superfície/volume e ter respiração direta ou indireta. Ex: planária, minhoca, sapo.

Respiração branquial: As brânquias são evaginações da superfície que aumentam a superfície de contato entre o organismo e o meio, promovendo maiores trocas gasosa em animais aquáticos. Podem ser externas (ex: axolote) ou internas (ex: peixes), devendo haver mecanismos que promovam a circulação de água ao redor das brânquias. É uma respiração indireta.

Respiração traqueal: Foi o primeiro mecanismo respiratório adaptado ao ambiente terrestre. As traquéias são pequenos tubos que se abrem na superfície de insetos e outros artrópodes e se ramificam no interior do corpo do animal. Tais ramificações, as traquíolas, chegam até o tecido, onde promovem a troca e gases, sendo uma respiração direta. A ventilação das traquéias é feita mediante a movimentação da musculatura animal.

Respiração pulmonar: Os pulmões são invaginações da superfície do corpo. Estão, então, adaptados ao ambiente terrestre, pois promovem mínimas perdas de água para o meio. Vários grupos taxonômicos possuem estruturas semelhantes, mas apenas os vertebrados possuem o pulmão típico. Ao longo dos grupos taxionômicos de vertebrados observa-se aumento do grau de complexidade estrutural dos pulmões.

Anatomia do sistema respiratório humano:

 

Fossas nasais: aquecimento, umedecimento e limpeza do ar.

Faringe: canal comum do aparelho digestivo e respiratório.

Epiglote: fecha a abertura da laringe para que o alimento não vá para o aparelho respiratório.

Laringe: tubo muscular que permite a passagem de ar para a traquéia é onde se encontram as cordas vocais.

Traquéia: liga a laringe aos brônquios.

Brônquios: tubos ramificados que levam o ar aos pulmões

Bronquíolos: continuação da ramificação dos brônquios.

Alvéolo: é onde as trocas gasosas ocorrem, por isso os alvéolos são ligados a pequenos capilares que transportam o sangue oxigenado e desoxigenado.

Pulmões: invaginações da superfície do corpo onde ocorrem as trocas gasosas.

Diafragma: Impulsiona a entrada e saída de ar dos pulmões através dos movimentos de inspiração (contração) e respiração (relaxamento).

 

Fisiologia da respiração

Oxigênio → Pulmão → capilares (por concentração) → Hb (hemoglobina) + oxigênio → HbO2 → H+Hb (solução tampão)+ O2 → tecidos

gás carbônico → tecidos → sangue → CO2 + H2O → H2CO3 → H+ + HCO3

Ou  CO2 → Pulmão (por concentração) → ar                                            solução tampão                                                                                                                                                            previne as variações de pH no sangue

About thismaybeme

read the blog :P
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s