Reino animália

O reino animália reúne os animais, seres eucarióticos, multicelulares, com nutrição heterotrófica e que passam pelo estágio de blástula durante o desenvolvimento embrionário. Podem ser classificados em Parazoa (poríferos) e Eumatazoa (outros).

Características gerais dos animais

Folhetos germinativos: Na maioria dos animais o desenvolvimento da blástula leva à formação da gástrula, na qual se diferenciam os tecidos embrionários básicos do organismo, os folhetos germinativos. Os animais podem ser diblásticos, tendo apenas dois folhetos germinativos: ectoderma (epiderme) e endoderma (sistema digestório e respiratório). Ou triblásticos, apresentando um terceiro folheto chamado de mesoderma (músculos, ossos, sistema cardiovascular, urinário e genital). Os tecidos são grupos de células semelhantes especializadas no desempenho de determinada função.

Celoma: Animais triblásticos podem apresentar uma cavidade corporal, além da digestória. Animais acelomados não possuem cavidade, o espaço entre o ectoderma e o endoderma é preenchido por um tecido originário do mesoderma, o mesênquima. Os animais pseudocelomados apresentam uma cavidade entre o mesoderma e o endoderma denominado pseudoceloma. Os animais celomados apresentam celoma, cavidade totalmente revestida por mesoderma.

Sistema digestório: Animais acelomados possuem apenas uma abertura de comunicação entre o meio externo e a bolsa digestória, eles têm o sistema digestório incompleto. Os outros animais apresentam sistema digestório completo, constituído pelo tubo digestório, que tem duas aberturas, a boca e o ânus. Quando o blastóporo da origem à boca e o ânus surge mais tarde no desenvolvimento embrionário, os animais são chamados de protostômios. Quando o blastóporo da origem ao ânus e a boca surge posteriormente, os animais são chamados de deuterostômios.

Simetria corporal: Simetria esférica quase não ocorre nos animais. Simetria radial, partes simétricas são obtidas apenas por planos de corte longitudinal, ocorre em animais sésseis, fixos ou de movimento lento. Simetria bilateral, quando apenas um plano é capaz de dividir o animal em duas partes simétricas, está associada à movimentação ativa e direcionada.

About thismaybeme

read the blog :P
This entry was posted in Biologia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s