Origem da vida

Geração espontânea: Durante muito tempo se pensou que a vida na Terra teria surgido a partir da matéria inanimada, por exemplo, vermes nasceriam de carne apodrecida. Redi, no século XVIII, ajudou a derrubar essa teoria através de um experimento. Ele colocou carne em frascos de boca larga e cobriu alguns com uma gaze fina. Apenas naqueles em que as moscas conseguiam entrar houve aparecimento de vermes, que mais tarde se tornaram moscas.

Os experimentos de Pasteur: Ele demonstrou irrefutavelmente que o aparecimento de micróbios decorria da contaminação dos germes presentes no ar, pois depois da descoberta do mundo microscópico a teoria da geração espontânea havia voltado à moda.

A provável origem da vida: A principal teoria sobre a origem da vida foi proposta por Oparin, no inicio do século XX.

  1. A Terra Primitiva: Após a formação do planeta, houve acumulo dos gases amônia, hidrogênio, metano e vapor d’água. Com o esfriamento da Terra, chovia-se muito, ocorre então a formação dos oceanos primitivos. É através de processo abiótico, como descargas elétricas e altas temperaturas que surgem as primeiras moléculas orgânicas, como os aminoácidos.
  2. O “Mar de Sopa Orgânica”: Durante milhões de anos as moléculas orgânicas se acumularam, originando moléculas mais complexas, como proteínas e lipídeos.
  3. Os Coacervados de Oparin: As moléculas orgânicas complexas formaram pequenos agregados, parcialmente isolados do meio. Obs: a célula, unidade fundamental da vida, possui um meio externo diferente do interno.
  4. Vida: Esses coacervados adquiriram a auto-organização e a autoduplicação, dadas por moléculas de RNA, que atuariam como catalisadores primitivos e armazenadores de todas as informações genética da célula primitiva.
  5. Os Primeiros Seres Vivos: Os primeiros seres vivos eram agregados moleculares que se utilizavam de moléculas orgânicas para sua atividade metabólica. Eles eram procariontes, heterotróficos e a anaeróbicos. Com o surgimento dos primeiros autotróficos fotossintetizantes houve oxidação da atmosfera e surgiu a respiração aeróbia. Com o passar do tempo os sistemas se tornaram mais complexos e surgiu a célula eucarionte.

Evolução das plantas: células eucariontes fotossintetizantes → algas → algas clorofíceas (verdes) → vegetais terrestres → briófitas → pteridófitas → gimnospermas → angiospermas

Evolução dos animais:

 

Evolução dos vertebrados:

About these ads

About thismaybeme

read the blog :P
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s